sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Livro: O Império do Sol

Não é novidade que adoro ler livros com história que se passam em cenários da Segunda Guerra Mundial.

Gosto também de épicos (não, Senhor dos Anéis eu não curti muito), suspense médico (como os de Robin Cook), terror e suspense (como os de Stephen King), policiais (Agatha Christie e Conan Doyle) entre muitos outros.

Na verdade, devido ao tempo que passo no transporte público, me deslocando por São Paulo, chego a ler cerca de dois livros por mês. Uma diversão que me ajuda a não deixar o tempo ocioso demais. Sendo assim, leio muita coisa. Algumas, preferidas pela maioria do público, não me agradaram como Harry Potter, Crepúsculo e etc. O que não quer dizer que são ruins, apenas não são meu gênero favorito.

Bem, no Blogg vou dividir um pouco a minha opinião sobre alguns livros que li, e quem sabe vocês acabam se interessando por tais leituras.

Hoje quero falar sobre um livro que ganhei no Natal. Comecei a lê-lo semana passada e terminei hoje.

Chama-se "O Império do Sol".

Um ótimo livro, no qual a história se passa na China, durante a Segunda Guerra Mundial.

Sinopse oficial

"Xangai, 1941. Nas ruas chinesas repletas de corpos e destroços, Jim é um menino inglês que se perde dos pais em meio ao caos instalado após o ataque japonês a Pearl Harbor. Aprisionado no campo de Lunghua, o pequeno Jim é o narrador dos horrores e privações da Segunda Guerra Mundial: edifícios vazios, carros abandonados, paisagens desoladas. Um relato extraordinário. Este romance de guerra é inspirado em acontecimentos presenciados por J. G. Ballard na infância. O autor e sua família foram prisioneiros em um campo de concentração japonês e só puderam voltar a Londres em 1946, quando Ballard tinha 16 anos".


Coleção: BESTBOLSO
Autor: BALLARD, J. G.
Tradutor: SANZ, JOSE
Editora: BEST BOLSO
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES

Minhas considerações:

Quem espera uma história cheia de ação, com soldados uniformizados atirando nos prisioneiros, tanques de guerra e a história de algum nobre que ajuda os prisioneiros, irá se decepcionar.

Mas Ballard consegue neste livro retratar o sofrimento dos prisioeiros do campo de concentração, bem como as condições precárias dos próprios soldados japoneses, que sofrem tantas restrições quanto os prisioneiros, e vivem em constantes conflitos.

Jim, passa por experiências de fome, doença, desespero, medo, desejo mas sempre sonhando com o final da guerra (e com o inicio da próxima). Na esperança de encontrar os pais, Jim acredita que muitas vezes é melhor permanecer nos campos onde estão "protegidos" pelos soldados japoneses, a quem muito admira.

A história se divide em partes que retratam a China pouco antes da invasão japonesa, o período de dominação e dos campos de concentração, o término da guerra e a vida pós-guerra.

Uma boa leitura.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário