sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Entrevista: Leonardo Henrique Galvão

Aproveitando o lançamento do livro "Insular", conseguimos uma entrevista com o autor Leonardo Henrique Galvão.

Agradecemos a disposição e atenção do autor com o nosso blog.

Entrevista Leonardo Henrique Galvão


1. Temos acompanhado seu trabalho desde o começo, mas gostaria que nos falasse um pouco sobre você, para que todos os leitores e seguidores do blog pudessem conhecê-lo melhor.

R: Sou uma pessoa apaixonada pelo mar e suas histórias. Desde criança gosto de ler aventuras com piratas, navios e ilhas misteriosas. Cresci lendo e estudando sobre história marítima, navios, mapas e piratas. Adoro viajar e conhecer lugares novos, principalmente no litoral brasileiro.

2. O que você faz além de escrever?

R: Além de escrever, trabalho com a área de Defesa nas Forças Armadas e sou professor. Tenho também um blog (Bússola dos Piratas) e algumas páginas no facebook sobre História Marítima. Como hobby, sou navegador e mergulhador.

3. De onde veio a ideia para os livros e como iniciou sua escrita?

R: Após alguns anos, já formado na graduação, decidi voltar a escrever com o intuito de despertar o interesse dos meus alunos para a história marítima, principalmente relacionada à do Brasil.
Durante o Ensino Médio, escrevia peças de teatro e música para apresentações na escola. Também cheguei a escrever pequenos contos, na época, mas nunca pensei em desenvolver isso a nível profissional.

4. Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seus livros?

R: As pesquisas para o livro "Insular" levaram cerca de um ano. Envolveu várias viagens aos locais em que a história se passa, bem como um longo processo de pesquisa bibliográfica sobre o Tesouro de Trindade. Também conversei com muitos historiadores da cidade de Ilhabela durante as pesquisas.
Para o “O Pesadelo do Príncipe” foram cerca de oito meses pesquisando sobre o acidente, utilizando material bibliográfico, vídeos e conversando com historiadores especialistas no assunto. Apesar de ser uma ficção, era preciso conhecer bem o navio e sua história, para chegar o mais perto possível dos eventos reais.
Já no caso do livro "Contos e Encontros Piratas" o tempo de pesquisa para os contos variaram bastante, mas não passavam de um ou dois meses para cada um deles. Algumas vezes fui até os locais onde eles se passam para conhecer melhor a região e descrever os cenários. Como escrevia-os esporadicamente, levou cerca de dois anos para ter os doze contos (na verdade, selecionei doze contos dentre os cerca de vinte que havia escrito).

5. Qual seu gênero literário? Pretende escrever algo de outros gêneros?

R: Eu escrevo fantasia, aventura, terror e suspense relacionados ao mar. Já arrisquei alguns contos na área de ficção científica e existe o projeto para um livro nesse gênero.

6. Quais são seus autores prediletos?

R: Na verdade existem muitos autores que gosto de ler, mas posso destacar Clive Cussler, Stephen King, Michael Crichton, Conan Doyle e Dan Brown como os principais.

7. Você tem novos projetos em mente? Se sim, pode falar sobre eles?

R: Sim. Já estou trabalhando em um novo livro. Se tudo seguir como o planejado, será lançado em 2018. A história se passará novamente em Ilhabela, porém será mais voltado para ficção científica.

8. Você é adepto de esportes radicais e aventuras, é instrutor de sobrevivência, trabalhou com animais peçonhentos, desenvolve atividades na área de defesa e gestão de emergências e, além disso, lê e escreve histórias de terror. Gostaríamos de saber se você tem medo de alguma coisa e se usa esse medo para temperar suas histórias.

R: Todos temos medo de alguma coisa. Minhas formações e experiências me permitiram controlar e gerenciar esse medo da melhor forma possível. Mesmo assim, tenho alguns medos que causam pesadelos de vez em quando, então uso isso em algumas histórias sim.

9. Você é um avido leitor. Tem ideia de quantos livros já leu até hoje?

R: Muito difícil saber com exatidão. Leio muito desde a infância. Houve uma época em que passava muito tempo no transporte público, então conseguia ler mais de três livros por semana. Atualmente tenho pouco tempo para leitura, consigo ler no máximo dois por semana.

10. Para finalizar, algumas perguntas rápidas:

Um livro: O Cemitério – Stephen King
Um filme: A Ilha da Garganta Cortada
Uma série de TV: LOST
Uma música: A day in the life - The Beatles
Um lugar especial: Ilhabela
Um dia especial: Natal

Para saber mais sobre o autor e sua obra:




segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Livro: Insular

Hoje vou falar sobre o mais novo livro de Leonardo Henrique Galvão, mesmo autor de "O Pesadelo do Príncipe" e "Contos e Encontros Piratas", publicados em 2016.

Esse novo trabalho tem como título "Insular", um romance que mistura aventura, terror e suspense, ambientado em Ilhabela (litoral norte de São Paulo).

Ilhabela é conhecida por ser um dos mais belos lugares do país, com praias paradisíacas e cachoeiras incríveis, a cidade  tem uma história repleta de mistérios. Os mitos e lendas da ilha envolvem tesouros piratas, fantasmas, feiticeiras e OVNIS.

Em "Insular" o autor explora alguns desses mitos na busca pelo Tesouro do Sombrio, misturando duas linhas de tempo, com histórias do passado elucidando o presente.

Sinopse oficial

Um tesouro pirata, banhado a sangue e sofrimento, foi escondido em Ilhabela.

Cinco pesquisadores partem para esta paradisíaca ilha do litoral norte de São Paulo em busca do Tesouro do Sombrio.

Mas a misteriosa Ilhabela não revelará seus segredos facilmente, testará cada um deles para mostrar que todo homem é uma ilha.

Passado e presente se misturam nesta empolgante e misteriosa aventura!!!


Editora: Editora 4Letras
Autor: LEONARDO H. GALVÃO
ISBN: 978-85-67613-09-3
Origem: Nacional
Ano: 2017
Edição: 1
Número de páginas: 194
Acabamento: Brochura c/ orelha
Formato: Médio


Minhas considerações:

Mais uma vez o autor Leonardo Galvão escreveu uma história de tirar o fôlego, que prende o leitor do começo ao fim, misturando ficção com realidade e personagens incríveis.

Neste livro, explora a individualidade humana dos personagens, como seus medos e ambições, enquanto exploram Ilhabela em busca do tesouro pirata. A ilha se torna o personagem principal, levando os personagens ao limite de suas forças, capacidades e vontades.

Pude sentir o cheiro da mata, o calor da praia, a sede durante a caminhada e consegui visualizar cada cena e diálogo da história. Senti medo durante algumas passagens, há cenas de arrepiar.  Um dos personagens possuí uma música que o acompanha durante a história, corri para ouvi-la e agora não a tiro mais da cabeça.


Simplesmente sem palavras para dizer o quanto esse livro é incrível!

Senti que o final deixou uma porta aberta para novos trabalhos e histórias na ilha. Será? Se for já estou ansioso.

Recomendo muito a leitura deste livro. Além de viajar por Ilhabela em busca do Tesouro do Sombrio, muito terror e suspense vão lhe acompanhar durante a leitura!!!

Para aqueles que querem adquirir "Insular", é só clicar no link abaixo.



Abraços e boa leitura!!!

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Livro: Antologia Palavras que Silenciei

Apresento hoje uma antologia incrível, "Palavras que silenciei" organizado por Ceiça Carvalho, trazendo contos em forma de cartas, escritos por diversos autores.

Sinopse Oficial
Uma guerra que durou de 1914 a 1918 sendo o gatilho para uma segunda guerra tão dolorosa quanto a primeira!

Mais de setenta mil militares mobilizados em um dos maiores conflitos do mundo e, também, foi o marco onde as grandes potências do mundo se bipartiram em duas alianças opostas.

O que aconteceria se, passados quase um século da primeira e maior devastação mundial, fossem encontradas cartas deixadas pelos soldados ou pelas famílias daqueles soldados e generais que lutaram na grande guerra? Quantos amores foram perdidos? Quantos corações precisaram ser partidos para vivermos no mundo de hoje?

Editora: Iluminare
Organizador: Ceiça Carvalho Torres
Autores: Vários
Origem: Nacional
Ano: 2017
Edição: 1
Número de páginas: 53

Minhas considerações:

O livro é bem curtinho, mas bastante interessante e profundo. Cada carta traz a intensidade do autor que a escreveu, despertando diversas sensações ao leitor, durante a leitura.

Medo, dor e a dúvida de como estariam os soldados na guerra e os familiares em suas casas. Saudades e a esperança do reencontro, as vezes frustrado pelas armas inimigas.

São história emocionantes em forma de carta contando a história de pais e filhos, irmãos e amigos, amores e desafetos. Todas as histórias de pessoas como nós durante um período sinistro.

A leitura é rápida e a cada carta uma nova história de vida.

Recomendo a leitura deste livro!

Maiores informações e aquisição do livro em: http://www.arcaliteraria.com.br/

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Livros de Piratas em Ilhas

Como os leitores do blog já sabem, sou um grande leitor de aventuras de piratas.

Aproveitando o lançamento do livro "Insular", de Leonardo Henrique Galvão, fiz uma lista de 5 livros que gostei muito, com histórias envolvendo piratas, tesouros e ilhas misteriosas.

Do mais antigo, para o mais recente:

1- A Ilha do Tesouro (Robert Louis Stevenson)

Um dos clássicos da literatura infanto-juvenil, escrito por Robert Louis Stevenson em 1883.

Nele, o garoto Jim Hawkins, cujos pais são proprietários e moradores de uma pequena pensão (mais conhecida como Hospedaria Almirante Benbow), numa cidade litorânea da Inglaterra, vive diversas aventuras após a chegada de um velho lobo do mar.

Uma clássica história de piratas, com um mapa, um tesouro, um motim e um cozinheiro de bordo com uma perna só, A ilha do tesouro permanece uma das histórias de aventuras mais amadas da literatura. Com certeza um dos meus livros prediletos.


2- A Ilha (Peter Benchley) 

Livro escrito por Peter Benchley (mesmo autor de "Tubarão), publicado em 1979, ganhou uma adaptação para o cinema em 1980.

Na história, diversos diversos iates e barcos desaparecerem no Caribe sem razão aparente. Um repórter vai até lá pescar com seu filho e encontra a resposta do mistério, ao se ver prisioneiro de piratas, que se comportam como vivessem no século XVII. 



3- Latitudes Piratas (Michael Crichton)

Publicado postumamente em 2011, essa obra de Michael Crichton retoma com louvor as aventuras clássicas de piratas.

A história do livro se passa em 1665 e começa em Port Royal, Jamaica, quando o corsário inglês Charles Hunter é contratado pelo governador local para liderar uma expedição a Matanceros, fortaleza espanhola localizada em uma ilha do Caribe. Segundo informações que chegaram a Port Royal, um galeão espanhol repleto de tesouros está ancorado na ilha, aguardando uma escolta para levar seus tesouros a Espanha. Hunter não hesita: ouro nas mãos dos espanhóis é ouro para ser roubado.

A história contempla todos os ícones que fazem uma história de pirata ser tão gostosa e emocionante de ler: Ilhas, lutas, terror, magia negra, monstros marinhos, canibais, batalhas navais, tempestades, fugas, explosões, sangue e rum, muito rum!!!

4- Contos e Encontros Piratas (Leonardo Henrique Galvão)

Publicado no início de 2016, obra do brasileiro Leonardo Henrique Galvão, traz uma abordagem nova que fará o leitor se apaixonar pelo tema dos piratas e sentir o desejo de navegar pelo litoral brasileiro. Isso porque o autor não apenas retoma as histórias de pirataria, mas usa as cidades brasileiras como cenário para estas aventuras.

São 12 contos piratas com títulos chamativos como "A Sereia", "Os Cães do Governador", "A Ilha da Morte" e "O Tesouro do Corcovado", que se passam em cidades litorâneas do estado de São Paulo como Santos, Cananéia e Ubatuba.


 5- Insular (Leonardo Henrique Galvão)

A mais recente obra de Leonardo Henrique Galvão, que acaba de ser publicada (farei uma postagem sobre o livro) não apenas retoma o tema, mas o faz de uma maneira completamente diferente.

A história se passa em Ilhabela (litoral norte de São Paulo), em duas linhas do tempo, misturando passado e presente.

Cinco pesquisadores partem para esta paradisíaca ilha em busca do famoso Tesouro do Sombrio. Mas a misteriosa Ilhabela não revelará seus segredos facilmente, testará cada um deles para mostrar que todo homem é uma ilha.

O livro mistura aventura, história, suspense e terror num ritmo em que o leitor não consegue desgrudar da leitura. Impossível saber o que acontecerá na próxima página!


É isso aí leitores. Espero que gostem das indicações.

Desejo a todos ótimas aventuras.

Abraços e boa leitura.