segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Livros de Piratas em Ilhas

Como os leitores do blog já sabem, sou um grande leitor de aventuras de piratas.

Aproveitando o lançamento do livro "Insular", de Leonardo Henrique Galvão, fiz uma lista de 5 livros que gostei muito, com histórias envolvendo piratas, tesouros e ilhas misteriosas.

Do mais antigo, para o mais recente:

1- A Ilha do Tesouro (Robert Louis Stevenson)

Um dos clássicos da literatura infanto-juvenil, escrito por Robert Louis Stevenson em 1883.

Nele, o garoto Jim Hawkins, cujos pais são proprietários e moradores de uma pequena pensão (mais conhecida como Hospedaria Almirante Benbow), numa cidade litorânea da Inglaterra, vive diversas aventuras após a chegada de um velho lobo do mar.

Uma clássica história de piratas, com um mapa, um tesouro, um motim e um cozinheiro de bordo com uma perna só, A ilha do tesouro permanece uma das histórias de aventuras mais amadas da literatura. Com certeza um dos meus livros prediletos.


2- A Ilha (Peter Benchley) 

Livro escrito por Peter Benchley (mesmo autor de "Tubarão), publicado em 1979, ganhou uma adaptação para o cinema em 1980.

Na história, diversos diversos iates e barcos desaparecerem no Caribe sem razão aparente. Um repórter vai até lá pescar com seu filho e encontra a resposta do mistério, ao se ver prisioneiro de piratas, que se comportam como vivessem no século XVII. 



3- Latitudes Piratas (Michael Crichton)

Publicado postumamente em 2011, essa obra de Michael Crichton retoma com louvor as aventuras clássicas de piratas.

A história do livro se passa em 1665 e começa em Port Royal, Jamaica, quando o corsário inglês Charles Hunter é contratado pelo governador local para liderar uma expedição a Matanceros, fortaleza espanhola localizada em uma ilha do Caribe. Segundo informações que chegaram a Port Royal, um galeão espanhol repleto de tesouros está ancorado na ilha, aguardando uma escolta para levar seus tesouros a Espanha. Hunter não hesita: ouro nas mãos dos espanhóis é ouro para ser roubado.

A história contempla todos os ícones que fazem uma história de pirata ser tão gostosa e emocionante de ler: Ilhas, lutas, terror, magia negra, monstros marinhos, canibais, batalhas navais, tempestades, fugas, explosões, sangue e rum, muito rum!!!

4- Contos e Encontros Piratas (Leonardo Henrique Galvão)

Publicado no início de 2016, obra do brasileiro Leonardo Henrique Galvão, traz uma abordagem nova que fará o leitor se apaixonar pelo tema dos piratas e sentir o desejo de navegar pelo litoral brasileiro. Isso porque o autor não apenas retoma as histórias de pirataria, mas usa as cidades brasileiras como cenário para estas aventuras.

São 12 contos piratas com títulos chamativos como "A Sereia", "Os Cães do Governador", "A Ilha da Morte" e "O Tesouro do Corcovado", que se passam em cidades litorâneas do estado de São Paulo como Santos, Cananéia e Ubatuba.


 5- Insular (Leonardo Henrique Galvão)

A mais recente obra de Leonardo Henrique Galvão, que acaba de ser publicada (farei uma postagem sobre o livro) não apenas retoma o tema, mas o faz de uma maneira completamente diferente.

A história se passa em Ilhabela (litoral norte de São Paulo), em duas linhas do tempo, misturando passado e presente.

Cinco pesquisadores partem para esta paradisíaca ilha em busca do famoso Tesouro do Sombrio. Mas a misteriosa Ilhabela não revelará seus segredos facilmente, testará cada um deles para mostrar que todo homem é uma ilha.

O livro mistura aventura, história, suspense e terror num ritmo em que o leitor não consegue desgrudar da leitura. Impossível saber o que acontecerá na próxima página!


É isso aí leitores. Espero que gostem das indicações.

Desejo a todos ótimas aventuras.

Abraços e boa leitura.

Um comentário:

  1. Muito bom! Adoro esses livros. Fico feliz em ver um autor nacional na lista.
    Gosto muito do Leonardo Galvão, vale a pena conhecer esse autor e suas histórias.
    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir