sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Entrevista: Leonardo Henrique Galvão

Aproveitando o lançamento do livro "Insular", conseguimos uma entrevista com o autor Leonardo Henrique Galvão.

Agradecemos a disposição e atenção do autor com o nosso blog.

Entrevista Leonardo Henrique Galvão


1. Temos acompanhado seu trabalho desde o começo, mas gostaria que nos falasse um pouco sobre você, para que todos os leitores e seguidores do blog pudessem conhecê-lo melhor.

R: Sou uma pessoa apaixonada pelo mar e suas histórias. Desde criança gosto de ler aventuras com piratas, navios e ilhas misteriosas. Cresci lendo e estudando sobre história marítima, navios, mapas e piratas. Adoro viajar e conhecer lugares novos, principalmente no litoral brasileiro.

2. O que você faz além de escrever?

R: Além de escrever, trabalho com a área de Defesa nas Forças Armadas e sou professor. Tenho também um blog (Bússola dos Piratas) e algumas páginas no facebook sobre História Marítima. Como hobby, sou navegador e mergulhador.

3. De onde veio a ideia para os livros e como iniciou sua escrita?

R: Após alguns anos, já formado na graduação, decidi voltar a escrever com o intuito de despertar o interesse dos meus alunos para a história marítima, principalmente relacionada à do Brasil.
Durante o Ensino Médio, escrevia peças de teatro e música para apresentações na escola. Também cheguei a escrever pequenos contos, na época, mas nunca pensei em desenvolver isso a nível profissional.

4. Como foram as suas pesquisas e quanto tempo levou para concluir seus livros?

R: As pesquisas para o livro "Insular" levaram cerca de um ano. Envolveu várias viagens aos locais em que a história se passa, bem como um longo processo de pesquisa bibliográfica sobre o Tesouro de Trindade. Também conversei com muitos historiadores da cidade de Ilhabela durante as pesquisas.
Para o “O Pesadelo do Príncipe” foram cerca de oito meses pesquisando sobre o acidente, utilizando material bibliográfico, vídeos e conversando com historiadores especialistas no assunto. Apesar de ser uma ficção, era preciso conhecer bem o navio e sua história, para chegar o mais perto possível dos eventos reais.
Já no caso do livro "Contos e Encontros Piratas" o tempo de pesquisa para os contos variaram bastante, mas não passavam de um ou dois meses para cada um deles. Algumas vezes fui até os locais onde eles se passam para conhecer melhor a região e descrever os cenários. Como escrevia-os esporadicamente, levou cerca de dois anos para ter os doze contos (na verdade, selecionei doze contos dentre os cerca de vinte que havia escrito).

5. Qual seu gênero literário? Pretende escrever algo de outros gêneros?

R: Eu escrevo fantasia, aventura, terror e suspense relacionados ao mar. Já arrisquei alguns contos na área de ficção científica e existe o projeto para um livro nesse gênero.

6. Quais são seus autores prediletos?

R: Na verdade existem muitos autores que gosto de ler, mas posso destacar Clive Cussler, Stephen King, Michael Crichton, Conan Doyle e Dan Brown como os principais.

7. Você tem novos projetos em mente? Se sim, pode falar sobre eles?

R: Sim. Já estou trabalhando em um novo livro. Se tudo seguir como o planejado, será lançado em 2018. A história se passará novamente em Ilhabela, porém será mais voltado para ficção científica.

8. Você é adepto de esportes radicais e aventuras, é instrutor de sobrevivência, trabalhou com animais peçonhentos, desenvolve atividades na área de defesa e gestão de emergências e, além disso, lê e escreve histórias de terror. Gostaríamos de saber se você tem medo de alguma coisa e se usa esse medo para temperar suas histórias.

R: Todos temos medo de alguma coisa. Minhas formações e experiências me permitiram controlar e gerenciar esse medo da melhor forma possível. Mesmo assim, tenho alguns medos que causam pesadelos de vez em quando, então uso isso em algumas histórias sim.

9. Você é um avido leitor. Tem ideia de quantos livros já leu até hoje?

R: Muito difícil saber com exatidão. Leio muito desde a infância. Houve uma época em que passava muito tempo no transporte público, então conseguia ler mais de três livros por semana. Atualmente tenho pouco tempo para leitura, consigo ler no máximo dois por semana.

10. Para finalizar, algumas perguntas rápidas:

Um livro: O Cemitério – Stephen King
Um filme: A Ilha da Garganta Cortada
Uma série de TV: LOST
Uma música: A day in the life - The Beatles
Um lugar especial: Ilhabela
Um dia especial: Natal

Para saber mais sobre o autor e sua obra:




Nenhum comentário:

Postar um comentário